Gazeta de Leopoldina, n° 31, ano 7, 17/11/1901: Matéria sobre as apresentações da Cia. de Ismenia dos Santos

Gazeta de Leopoldina, n° 31, ano 7, 17 de novembro de 1901, pág. 1: Matéria sobre as apresentações da Cia. de Ismenia dos Santos:

Assista ao vídeo-registro desta e outras matérias sobre Ismenia dos Santos no Alencar no final de 1901:

Escute a matéria:

THEATRO – Deu-nos ainda o escolhido grupo que trabalha sob a direcção de Ismenia dos Santos tres agradaveis diversões. Sabbado, teve logar o beneficio do estimavel Durval e R. Gimenez constando o espectaculo das comedias UMA MULHER COM DOUS MARIDOS; NÃO TEM TITULO e um pequeno intermedio. O desempenho foi correcto dando todos os artistas verdadeiro realce a seus papeis. Domingo, deram-nos a magnifica peça O LENÇO BRANCO comedia drama em 3 actos, na qual Ismenia dos Santos, Julia e Duval conquistam enthusiasticos applausos. Effectivamente a peça é muito bem escripta e foi admiravelmente interpretada. Quarta-feira teve logar o ultimo espectaculo em beneficio do sympathico artista A. Moraes, o qual devido ao pessimo tempo foi pouco concorrido. Compoz-se elle do drama O REMORSO, delicada e modernissima peça e das comedias NÃO HA FUMO SEM FOGO e OS TRINTA BOTÕES. Quer em uma, quer em outra a gentil Julia e o espirituoso Duval, principaes figuras das peças, foram correctissimos. Cantou o intermedio O CAFÉ DE PORTO RICO, a sra. Pepa Lopes que foi muito applaudida sendo bizado. Eis o resumo das tres ultimas diversões que proporcionou ao nosso publico o selecto grupo. No dia 15 estrearam em Cataguazes e é de esperar-se que a culta platéa d’aquella adiantada cidade os tenha devidamente apreciado. Aos distinctos artistas que trabalham sob a direcção do laureado nome de Ismenia dos Santos, almejamos larga messe de applausos que serão apenas uma justa homenagem prestada ao verdadeiro merito.

Publicado por

Alan V. Barroso

Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Especializado em Cultura e Literatura pela Faculdade de Educação São Luís - FESL. É professor de Artes na Educação Básica na Secretaria de Educação de Minas Gerais e autor dos livros "Caligrafia de Asfalto" (2012), "Teatro e Letramento na Educação de Crianças" (2019) e "A Morte do Poeta Vitalício" (2019). www.alanblair.wordpress.com ~ www.theatroalencar.wordpress.com ~ www.alanarteeducacao.wordpress.com ~ www.radiopoeta.wordpress.com

Deixe um comentário